sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Humanização: Penápolis participa de encontro no DRS de Araçatuba


Representantes do Grupo de Trabalho Humanizado da Santa Casa de Penápolis participaram, nessa última terça feira, 11, de encontro realizado no Departamento Regional de Saúde (DRS) Araçatuba, com o objetivo de discutir sobre a articulação da Política Estadual de Humanização e Desenvolvimento de Educação Permanente em instituições da saúde em nossa regional. Alguns dos assuntos discutidos foram a construção coletiva de regionais buscando fortalecimento de vínculos, redes temáticas, sistematização de encontros e construção coletiva de ferramentas e dispositivos para trabalhar a humanização.

O evento foi organizado pela Diretora do Centro de Desenvolvimento e Qualificação e Núcleo de Educação Permanente e Humanização (CDQ/NEP), Liliane Maria Rodrigues Barion juntamente com a Diretora do Núcleo de Qualificação e Humanização, Juliana Cristal Pio Barros, ambas de Araçatuba. Estavam presentes representantes de hospitais e unidades de saúde da cidade de Andradina, Araçatuba, Barbosa, Birigui, Buritama, Coroados, Guaraçaí, Guararapes, Rio Preto e Votuporanga. Representando Penápolis estava o Psicólogo Coordenador do GTH de Penápolis, Lucas Bondezan Alvares, e a Assistente Social Lucilene Vieira Dutra, Vice Coordenador do GTH. O encontro também contou com a participação do Psicólogo e apoiador da humanização do Ministério da Saúde, Pedro Ivo Yan e a representante da Secretaria do Estado, Elaniza. Também compareceram ao evento representantes da DRS de Rio Preto.
O GTH da Santa de Penápolis, que desde 2009 desenvolve projetos a partir dessa política, foi convidado pela DRS para apresentar os trabalhos desenvolvidos em relação à Humanização, sendo recebido com prestígio pelos participantes. “Estamos vivendo um momento importante. A semente que foi plantada está gerando frutos, hoje nosso GTH é referência para outras instituições e esse reconhecimento é conseqüência da caminhada que há 3 anos vem sendo construída, e agora com a regionalização, e a Santa Casa envolvida, vamos dar novos e firmes passos” afirma Lucas Bondezan.  Hoje o GTH da Santa Casa de Penápolis, está trabalhando a Humanização e usando como ferramenta a Educação Permanente, que parte do pressuposto da aprendizagem significativa, que promove e produz sentidos, e propõe que a transformação das práticas profissionais esteja baseada na reflexão critica sobre as práticas reais de profissionais reais em ação na rede de serviços. “A importância de participarmos de eventos como esse é compartilhar experiências entre hospitais da região a fim de observar o que esta sendo feito e melhorar o serviço oferecido em nosso hospital” concluiu Roberto Bastos, administrados da Santa Casa de Penápolis.

Nenhum comentário: