DOUTORES DO CORAÇÃO


DOUTORES CONTADORES DE HISTÓRIAS

Leitura também aos colaboradores
Os "Doutores do Coração" do Grupo de Trabalho Humanizado realizaram seu primeiro "palhastágio no Hosquintal". Em processo de se tornarem Doutores Palhaços ou Palhaços Doutores, os palhaços...quer dizer... a junta médica composta pelos Doutores Cabeça Chata, a Doutora Jujuba, o Doutor Pam Pam Ram Pam e a Doutora Laura Lohane Letícia Lívia (são todos nomes), realizaram uma leitura com livros de histórias para alguns pacientes e colaboradores na ala de Pediatria e Clínica Médica.
De acordo com o Dr. Pam Pam Ram Pam, falando sério, "este foi o primeiro contato dos futuros Doutores com os pacientes de um hospital. Estamos trabalhando o processo de forma que os integrantes conheçam a rotina hospitalar e quebrem certas angústias, medos diante dos pacientes"
A Drª Jujuba se mostrou bem tranquila no seu primeiro "palhastágio", segunda ela "pra quem não vive esta situação todos os dias pode se assustar um pouco de início, mas logo se torna íntimo do paciente, esse trabalho de nos aproximar desse ambiente é bom para entendermos a tratar todo o paciente respeitando sua individualidade."

Junta médica
A Drª Laura Lohane Letícia Lívia, disse que "a primeira impressão para quem nunca teve esse contato pode assustar, mas saber que uma simples atenção pode trazer melhoras para o paciente é muito bom", falou pouco mas falou bonitoooo!!!!

O Dr. Cabeça Chata acostumado ao ambiente hospitalar nos contou que "tudo que é novo pode assustar, mas estamos ali não para pensar qual a patologia e sim tratá-lo como um ser humano único".

O trabalho de leitura de história para os pacientes já é a etapa final para a formação dos "Doutores do Coração" que terão plantão na Santa Casa, atendendo..ops!"entendendo" os pacientes semanalmente.

Dr. Cabeça Chata lê uma história ao paciente

O grupo é formado por profissionais que já atuam na Santa Casa e também por voluntários da comunidade, o próximo passo será firmar parcerias para a confecção de figurinos, aquisição de maquiagem e outros objetos para serem utilizados nas visitas ao hospital. Quem se interessar e quiser contribuir basta entrar em contato com o Núcleo de Humanização através do telefone (18) 3654-2210.




Haja CORAÇÃO!!!



Membros do G.T.H. e novas voluntárias Laura e Lohane (à esq.)
O projeto "Doutores do Coração" idealizado pelo Grupo de Trabalho Humanizado da Santa Casa de Penápolis está sendo estruturado. Baseado em projetos existentes em vários hospitais como os conhecidos "Doutores da Alegria" que realizam trabalhos com pacientes internados estimulando a diversão com o objetivo de minimizar traumas e o desconforto da internação, os chamados "Doutores do Coração" a priori, buscam trazer conforto aos corações dos pacientes internados através de brincadeiras, conversas, sempre na intenção de ganharem um sorriso como um gesto de agradecimento.
Para que o trabalho seja consistente e realizado de forma consciente, o Grupo de Humanização da Santa Casa começará um processo de aprendizagem onde envolverá o estudo do palhaço. Este estudo será importante para que tenhamos informações a respeito dos diferentes tipos de palhaços incluindo aquele que vai até o hospital, que é diferente do de circo.
O processo se iniciará a partir desse mês em encontros semanais onde serão discutidos textos, vídeos, além da realização de exercícios cênicos tendo como foco o palhaço. A intenção do Grupo é de aproveitar a criação cênica para quem sabe resultar em um espetáculo para ser apresentado em outros hospitais.
Esse trabalho será realizado por membros do Grupo de Humanização e também por voluntários. Uma conquista do Grupo são as voluntárias Laura e Lohane, ambas de 14 anos, estudantes, além do voluntário Cleiton, músico, e a voluntária Thaísa, jornalista, que se interessaram pelo projeto e já estão engajados no processo.
Se você também gostaria de fazer parte dos "Doutores do Coração" basta entrar em contato com o Núcleo de Trabalho Humanizado da Santa Casa de Penápolis pelo e-mail santacasapenapolis@gmail.com ou pelo telefone (18) 3652-2210.


Coelhinho da Páscoa o que trazes pra mim? 


Grupo de Trabalho Humanizado da Santa Casa de Penápolis proporcionou momentos de descontração e alegria para os pacientes internados que contou com a distribuição de chocolates para comemorar a Páscoa. No domingo, quatro, em que se comemorou a Páscoa a Santa Casa de Penápolis foi invadida por coelhinhos que circularam pelos corredores, eram os integrantes do Grupo de Trabalho Humanizado em mais uma ação de humanização. A intervenção voltada aos pacientes internados no hospital contou com membros do grupo que pintaram os rostos de coelhos e distribuíram chocolates às crianças e também aos adultos hospitalizados. “Foi muito válido ver a surpresa dos pacientes quando entrávamos nos quartos, assim houve uma troca de emoções que pode ajudar e muito na recuperação deles” comenta Oscar Maia, Técnico em Enfermagem e membro do grupo. A ação foi um pequeno gesto de respeito e carinho aqueles que nessa data especial, não puderam estar junto aos seus familiares e em suas residências, mas que nesse momento de fragilidade receberam uma homenagem e um chocolate para simbolizar a sua importância. Além dos chocolates distribuídos os pacientes puderam saborear um delicioso bolo preparado pelo Serviço de Nutrição e Dietética da Santa Casa. “As emoções observadas foram diversas, mas nada igual ao sorriso alegre e verdadeiro de nossos pacientes, foi muito proveitosa a interação entre a equipe, pacientes e funcionários” relata Milena Fattori, Enfermeira e integrante do GTH. Parceria O Grupo de Trabalho Humanizado da Santa Casa de Penápolis existe desde julho de 2009 e realiza muitas ações que buscam tornar o ambiente hospitalar mais humanizado, é uma iniciativa voluntária de colaboradores do hospital, cerca de dez integrantes, porém o grupo busca parceiros para que outros projetos possam ser concretizados. Qualquer pessoa que esteja disposta a ajudar pode colaborar entrando em contato com o Núcleo de Humanização pelo telefone (18) 3652-2210.





ALEGRIA

Ação ocorreu no dia das crianças e atendeu os pacientes internados na Santa Casa e no Pronto Socorro Municipal através da animação de palhaços e brincadeiras infantis. Em mais uma ação de humanização na Santa Casa de Penápolis, o “Grupo de Trabalho Humanizado – G.T.H.” animou as crianças da Pediatria e demais alas do hospital como também do Pronto Socorro Municipal. De acordo com Oscar, Enfermeiro e membro do Grupo “foi muito bom, a notícia espalhou rápido pelo hospital e quando vimos estávamos lá no Pronto Socorro”. A atividade ocorreu no dia 12, dia das crianças, com o objetivo de comemorar a data como também levar alegria aos pacientes internados. Para isso membros do grupo e funcionários vestiram-se de palhaços e percorreram setores do hospital com bexigas coloridas, sacolinhas surpresas com brinquedos distribuídos para as crianças. “Percebemos ao passar por cada paciente em seu leito o sorriso de alegria ao interagirem com os palhaços despertando em si, a criança que existe dentro de cada um de nós” salienta Lucas Bondezan, Psicólogo e Coordenador do Grupo. Também foi servido um bolo preparado pelo Serviço de Nutrição e Dietética da Santa Casa. “Ver o sorriso no rosto de cada criança foi muito satisfatório” comenta Ricardo Muraroto, Assessor de Comunicação e membro do Grupo.

O “Grupo de Trabalho Humanizado” realiza atividades voltadas para a humanização dentro do hospital, melhorando a qualidade do atendimento e a relação paciente-hospital amenizando traumas e ansiedade, propondo um contato diferenciado no atendimento com o paciente. Criado em agosto deste ano, é composto por: Lucas Bondezan Alvares (Psicólogo), Lucilene Vieira Dutra (Assistente Social), Vinícius Fernandes Peres (Setor de STI), Camila Carla Morais (Setor de Higienização); Sandra Parpineli (C.D.U), Ana Lucia Pereira Simon (Internação), Ricardo Magna Muraroto (Assessor de Comunicação), Fátima de P. Grillo (Departamento Pessoal), Ione de Oliveira (Copa), Oscar de Oliveira Maia (Centro Cirúrgico), Cida Elizabeth Ortega (Enfermagem). Com colaboração de Roberto Nogueira Bastos (Administrador Hospitalar) e Antônio Joaquim (Administrador Financeiro). As reuniões são realizadas quinzenalmente e são discutidas ações e melhorias através de sugestões, assim como um estudo sobre o “Programa de Humanização Hospitalar” do Ministério da Saúde. “Dessa forma estamos a caminho de um ambiente hospitalar mais humanizado” conclui Lucilene, Assistente Social e membro do Grupo.

Agradecemos aos funcionários da Santa Casa, ao Teatro Municipal “Maria Tereza Alves Vianna” e a todos que colaboraram para a ação.