sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Brinquedoteca da Santa Casa apresenta novidades

Parceria da Santa Casa com o curso de pedagogia da FUNEPE proporcionará atendimento diferenciado na brinquedoteca da Instituição.


Nova 'cara' para a brinquedoteca
A Santa Casa de Penápolis através do Grupo de Trabalho Humanizado (GTH) realizou as modificações necessárias na brinquedoteca localizada no setor de pediatria. Através de parceria com a Fundação Educacional de Penápolis (FUNEPE) começam a ser realizados novos projetos na brinquedoteca do Hospital.
O trabalho tem como um de seus objetivos tornar o ambiente hospitalar mais humano, trabalhando de forma lúdica e pedagógica o desenvolvimento da criança hospitalizada.
A partir de agora as atividades na brinquedoteca serão realizadas de segunda a sexta-feira das 15h às 17h, aos sábados das 9h às 11h e das 15h às 17h com atividades de leituras, brincadeiras, apoio pedagógico entre outros.
Estagiárias de pedagogia organizam a briquedoteca
O trabalho será orientado pelas estagiárias do último ano do curso de pedagogia da FUNEPE sob supervisão da Professora Lidia Varanhos e o Grupo de Trabalho Humanizado da entidade.
Além da programação semanal será realizado as terças-feiras, das 19h às 21h, o projeto “Carrinho da Leitura”, onde as estudantes percorrerão os quartos do hospital oferecendo livros e contando histórias para os pacientes internados.
Desde o ano passado a brinquedoteca do hospital vem se tornando um ambiente dinâmico, oferecendo um trabalho diferenciado às crianças internadas.



“Deixe essa brincadeira mais colorida!”

A reestruturação da brinquedoteca teve início com a campanha para doação de brinquedos com a participação de diversas pessoas e instituições da cidade, realizada no início deste ano, a fim de adquirir através de doação novos brinquedos e livros para reorganizar a brinquedoteca da Instituição. Com o tema “Deixe essa brincadeira mais colorida!” a campanha conseguiu arrecadar em média 70 livros e mais de 150 brinquedos em bom estado, onde após a arrecadação foram selecionados somente aqueles que podiam ser utilizados dentro do hospital e que não oferecem risco de infecção de acordo com normas da CCIH (Comissão de Controle de Infecção Hospitalar). Também foram doados um aparelho de som, TV e DVD pelo Rotary Club de Penápolis.
Todo trabalho realizado tem objetivo de oferecer um espaço agradável e voltado para a didática e enfrentamento da doença das crianças que serão hospitalizadas na Pediatria.
As atividades serão efetivadas a partir dessa semana, onde terão profissionais capacitados na brinquedoteca para amenizar a angústia da hospitalização trabalhando o lúdico de forma criativa dentro do hospital.

(Comunicação Santa Casa)

Nenhum comentário: