sexta-feira, 15 de julho de 2011

Projeto “Visita das gestantes”: Encontro orienta gestantes para o parto humanizado

Semanalmente as mulheres grávidas juntamente com seus maridos participam de uma visita técnica ao hospital, onde visitam o Centro Obstétrico, Maternidade, conversam com especialistas e tiram suas dúvidas em relação ao parto.



Encontro das gestantes é realizado semanalmente
Começa a se consolidar em Penápolis bons exemplos no desenvolvimento infantil para a mudança de atitude no cuidar de crianças. Direitos da gestante e da criança, rede familiar e de vizinhos, redes de instituições civis e governamentais, visita à maternidade antes do parto, encontros de famílias grávidas, participação do pai no pré-natal, formação educacional dos pais, desenvolvimento infantil saudável e proteção emocional e física das crianças são exemplos de alguns dos temas trabalhados ao longo do ano de 2010 e que está sendo aprofundado neste ano, através do Programa de Desenvolvimento Infantil empreendido pela Fundação Maria Cecília Souto Vidigal em parceria com todos os setores envolvidos com o desenvolvimento infantil na cidade.
Semanalmente as mulheres grávidas juntamente com seus maridos participam de uma visita técnica ao hospital, onde visitam o Centro Obstétrico, Maternidade, conversam com especialistas e tiram suas dúvidas em relação ao parto. Conforme explica o psicólogo Lucas Bondezan “esta aproximação da futura mamãe além de possibilitar às gestantes conhecer o hospital desde o centro cirúrgico até a maternidade é possível tirar dúvidas diminuindo a ansiedade e alguns medos na hora do parto, além de receber instruções sobre o papel do acompanhante”.
Gestantes participam com seus maridos e namorados
Os encontros acontecem a cerca de 1 ano na unidade e vem superando as expectativas no que se refere a participação efetiva de gestantes acompanhadas por seus maridos e namorados.“O trabalho tem o foco na gestante, porém a importância do acompanhante, principalmente o marido ou namorado nesses encontros é fundamental para a segurança nos procedimentos do parto” explica a Enfermeira Responsável Eliane Marques.
O principal objetivo das reuniões é não deixar os futuros pais saírem com dúvidas em relação ao parto. “Em um dos encontros, conseguimos reunir casais, pais e mães, onde todos demonstraram desejos em realizar seus partos de forma normal. Além de tirarem suas dúvidas, deixaram junto com o Psicólogo Lucas Bondezan Álvares e a enfermeira Eliane Marques da Silva, um clima descontraído, sendo esclarecidas questões importantes sobre amamentação, participação do pai no trabalho de parto e vínculo entre mãe, bebê e pai.
Também é trabalhada a importância do desenvolvimento emocional do bebê em seus primeiros anos de vida, no qual a dedicação e carinho nessa fase farão a diferença no desenvolvimento do bebê para a vida.
Os encontros têm mostrado de forma concreta que o trabalho em rede do projeto “Crianças amadas, adultos seguros” está no caminho certo, pois as famílias estão chegando cada vez mais orientadas até o hospital, orientação essa que é trabalhada já no pré natal nas macros e postinhos por profissionais sensibilizados de diferentes áreas antes mesmo de virem até o hospital.
“Há muito a se conquistar, mas a cada encontro percebemos que o caminho está sendo trilhado e os resultados aparecendo graças ao trabalho desenvolvido em rede” finaliza o psicólogo.

Nenhum comentário: