sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Oficinas de planejamento do G.T.H são realizados no Hospital.


Nas duas últimas semanas foram realizadas na Santa de Penápolis, as oficinas sobre Humanização. No primeiro momento as oficinas foram abertas para toda a Santa Casa, onde todos forma convidados para iniciarmos uma nova etapa do Grupo de Trabalho Humaniza (G.T.H). Os encontros tiveram como objetivo realizar o planejamento para os próximos meses, e com a participação dos colaboradores o G.T.H, se reestruturou.

O resultado dessas oficinas foram positivos ampliando o olhar do G.T.H para suas ações, assim como deu um novo norte para as intervenções com novas participações.
No segundo momento, todo o levantamento foi colocado em reunião do G.T.H, onde a partir de agora o grupo começa a planejar as ações, estratégias, táticas, execução e prazos. Os novos direcionamentos estão focados nas seguintes ações nesse primeiro momento: O G.T.H, o Colaborador, o Cliente e os Médicos. Fechando essa etapa de planejamento, o G.T.H vai trabalhar agora focado:

· No cuidar de quem cuida, dando atenção maior ao colaborador onde todos no hospital podem ser ferramenta para humanizar o atendimento.

·Descentralizar as ações. E ter canal mais aberto com o trabalhador. Por ex: trabalhar as reuniões nos setores e divulgar atas e metas,o G.T.H criar visibilidade e ter mais participações. Sempre respeitando as pautas, porém com maior participações nas decisões.

·Realizar reuniões do grupo para elaboração mais abrir sempre para outras pessoas participarem das decisões. Ouvir os funcionários e valorizar suas idéias.

·Ter autonomia e buscar parcerias para os projetos. Parcerias com os colaboradores e com outros setores também..

·Para atingir a humanização com o paciente, precisamos primeiramente formar o profissional como uma ferramenta de humanização. Para isso, motivar e valorizar o profissional fazendo com que ele perceba o quanto é importante para a empresa. Olhar as necessidades do funcionário.

·Construir Sala de Descanso e espaço criativo.

O Grupo de Humanização está agora com novas diretrizes de atuação. Que são elas:
  • Humanizar o atendimento ao paciente contribuindo para sua recuperação, de forma a minimizar o sofrimento provocado pela hospitalização, em níveis compatíveis com a sua dignidade humana e seus direitos sociais;
  • Humanizar as condições de trabalho do profissional de saúde;
  • Estabelecer prioridades no foco das ações de humanização do Hospital, levando em consideração as necessidades mais prementes;
  • Criar e vitalizar as redes internas de comunicação (informativos, caixa de sugestões, Ouvidoria, pesquisas e outros);
  • Estimular a participação efetiva das chefias e formadores de opinião no processo de humanização;
  • Pactuar com as unidades priorizadas, a implementação das ações de humanização;
  • Desenvolver ações de educação permanente, com foco nos aspectos subjetivos da relação profissional/usuário, fomentando mudanças culturais.
 Com isso, inicia-se uma nova fase do G.T.H na Santa Casa de Penápolis, onde contamos cada dia mais com a participação de todos os envolvidos com o hospital: colaboradores, médicos, terceiros e sociedade. Participe.
Visite sempre nosso blog www.servindocomocoracao.blogspot.com , acompanhe sempre o mural da humanização no corredor do hospital, e participe do nosso grupo. Tenha um canal direto com o Grupo através do e-mail humanizacao@santacasadepenapolis.com.br

Nenhum comentário: