segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Santa Casa realizará 1ª SIPAT

Evento no hospital voltado aos colaboradores contará com ciclo de palestras voltadas à conscientização da importância da segurança do trabalho e a qualidade de vida dos trabalhadores da saúde.

Membros da CIPA e funcionários discutem programação
Acontecerá na Santa Casa de Penápolis do dia 06 ao dia 10 de dezembro um ciclo de palestras referente à 1ª SIPAT (Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho), o evento organizado pela CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidente), SESMT (Serviço de Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho) e o Grupo de Trabalho Humanizado, contará com palestras que terão como foco o profissional da saúde com o principal objetivo de conscientizar para a importância da segurança do trabalho e a qualidade de vida dos trabalhadores.
Segundo Danilo Cagliari Casella, Técnico de Segurança do Trabalho da Santa Casa, “o evento é muito importante para o trabalhador, pois o funcionário que trabalha na área da saúde fica exposto diariamente a uma pressão e estresse muito grandes, resultando no aumento do risco de acidentes principalmente de contaminação biológica. Danilo cita, por exemplo, que o trabalhador por descuido pode se perfurar com agulha ou outro material contaminado, e explica que é apontado em pesquisas que o índice de pedido de afastamento por doença pelo INSS é por conta de doenças psicológicas relacionadas aos profissionais da saúde como a depressão”.
Para essa primeira SIPAT o tema será "Cuidando de quem cuida", com palestras de temáticas voltadas ao cotidiano do trabalho dos funcionários como problemas profissionais, familiares entre outros conforme programação:

Dia 06/12 (segunda-feira) às 15h – Palestra: Drogas e álcool com a enfermeira Patrícia Antiqueira e o paciente assistido pelo CAPS Luciano;

Dia 07/12 (terça-feira) às 15h – Palestra: Estresse e depressão no trabalho com o Dr. Luiz Washington B. N. Filho, cirurgião geral;

Dia 08/12 (quarta-feira) às 15h – Palestra: Relacionamento Familiar com o psicólogo e Secretário Municipal de Saúde Antônio Sidney Marques;

Dia 09/12 (quinta-feira) às 15h – Palestra: Relacionamento e ética profissional com o Dr. Antonio Cícero Gazola, clínico geral e geriatra;

Dia 10/12 (sexta-feira) às 15h – Palestra: Contaminação biológica e saúde do trabalhador com o Dr. Rodrigo Barbosa, infectologista.

As palestras são abertas aos funcionários da Santa Casa, convidados e pessoas interessadas com aviso prévio e serão realizadas no auditório do hospital, o C.E.P. "Waldir Ruffato Pereira", mais informações pelo telefone: (18) 3652-2210. A Semana tem o apoio do Supermercado Ramires, Supermercado Luzitana, Funerária Bom Pastor, Café Vó Rosa, Drogaria Central, Asperbrás, Depósito Avenida, Mil Tintas, Ferragens São Carlos, Edison Bachiega (Leite Milklins) e Ricardinho Castilho. Contou com a colaboração de membros da CIPA e pelos esforços das funcionárias Telma Fernanda, setor de compras, Ângela Sussai, Técnica de Enfermagem e a Doutora Karla Oberg, advogada.
Reconhecemos que é muito importante prestar um serviço de qualidade e humanizado aos nossos pacientes, mais não podemos esquecer que este serviço de qualidade depende dos nossos colaboradores estarem bem, tanto físico como psicologicamente, ressalta o administrador hospitalar Roberto Nogueira Bastos.

Nenhum comentário: