sexta-feira, 13 de maio de 2011

Santa Casa completa 92 anos colhendo resultados e enfrentando desafios


História da principal Instituição de saúde do município agrupa desafios, compromissos e melhoria no atendimento que a torna uma das melhores do Estado.


Fachada da Santa Casa de Penápolis
 Fundada em 14 de maio de 1919, conforme data do Estatuto, a Santa Casa de Misericórdia de Penápolis chega aos 92 anos ainda com desafios, pela situação financeira que atinge a maioria dos hospitais filantrópicos, porém a idade não limita a evolução desta que se tornou uma das melhores Instituições de saúde do Estado de São Paulo, conforme pesquisa da Secretaria Estadual da Saúde junto aos usuários SUS.
O hospital se tornou referência não só pelo atendimento a uma população de cerca de 100 mil habitantes, abrangendo a microrregião de Penápolis, mas pela reformulação no modo dinâmico de administração voltado ao atendimento médico-hospitalar com qualidade e humanizado.
O destaque no atendimento humanizado se deve aos vários projetos desenvolvidos através do Grupo de Trabalho Humanizado que vêm ganhando destaque e reconhecimento de outros hospitais até de grande porte, servindo de base para a implantação dos mesmos nestas unidades de saúde. Segundo o administrador hospitalar, Roberto Nogueira Bastos, “em várias reuniões que temos junto a outros representantes de hospitais fica claro através de comentários que os projetos desenvolvidos vêm sendo avaliados positivamente e constantemente recebemos visitas de membros para copiar os protocolos seguidos”
O destaque das ações do Grupo de Trabalho Humanizado vem sendo o projeto “Visita das Gestantes”, um trabalho desenvolvido em rede através da parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, Associação Unidos Pela Vida e Fundação “Maria Cecília Souto Vidigal”, que possibilita às gestantes conhecer o hospital desde o centro cirúrgico até a maternidade e tirar dúvidas diminuindo a ansiedade e alguns medos na hora do parto.
Porém, um dos grandes desafios do hospital ainda se encontra na falta de recursos financeiros. Por isso a administração vem trabalhando na construção de uma base para que sejam estruturadas ações para que a médio e longo prazo a Instituição consiga sua sustentabilidade. “Sabemos que temos muito que melhorar e por estar voltado à qualidade dos serviços prestados, estamos avaliando e discutindo com toda a equipe nossos pontos fortes e fracos através de um planejamento estratégico que vai nortear o rumo e dar um foco para o hospital” explica Bastos.
O supervisor do conselho diretor, Antonio Crosatti, salienta que “através de um plano elaborado com a participação de todos, é o melhor caminho para que a Santa Casa em um futuro breve consiga recursos alternativos que possa suprir o déficit mensal do hospital”.
Na opinião dos usuários os serviços prestados pela Santa Casa, como um todo, desde a recepção até o atendimento médico é considerado de boa qualidade, 80% dos usuários avaliam positivamente os serviços, de acordo com a pesquisa de satisfação do usuário aplicada logo após a alta do paciente. “Esse índice nos deixa muito feliz pelo fato de mostrar que já demos um passo muito grande em favor da melhoria, porém ainda nos alerta para sempre buscar um atendimento que possa suprir a necessidade do usuário plenamente”.
“Em nome da Irmandade da Santa Casa, toda a administração, colaboradores, parceiros e amigos deixo os parabéns a toda equipe desta Instituição, que é feita por gente, e que a cada dia vem buscando melhorar sua qualidade para atender bem toda a comunidade”, finaliza Crosatti.


Nenhum comentário: