sexta-feira, 24 de junho de 2011

G.T.H. abre inscrições para novos “Doutores”

Os “Doutores do Coração” são palhaços que fazem de conta que são médicos para crianças que fazem de conta que acreditam. Desse jogo, pautado pela criatividade, forma-se a bagagem e nasce a inspiração para a alegria.


 
O Grupo de Trabalho Humanizado da Santa Casa de Penápolis abriu as inscrições para os interessados em participar da trupe “Doutores do Coração”. O projeto idealizado pelo Grupo tem por intuito a realização de trabalhos voluntários com pacientes do hospital, levando a diversão e sempre buscando minimizar os traumas e desconfortos da internação.
“Diante da necessidade de trabalhar a humanização dentro do ambiente hospitalar, transformar a etapa da internação menos angustiante e mais acolhedora, os ‘Doutores do Coração’ serão capazes de resgatar a infância através do tratamento simples de injeções de alegria e receitando apenas um remédio: o sorriso” comentou o responsável pelo projeto.
Para ocupar as novas vagas de “Doutores”, os interessados passarão por um treinamento que vai desde estudos da função do palhaço no hospital até informações de como se comportar dentro do ambiente hospitalar. A capacitação é realizada com estudo de textos, vídeos sobre o trabalho de outros palhaços de hospital, tendo como base a experiência dos “Doutores da Alegria”. “Nos baseamos principalmente, na criação de um personagem com exercícios e jogos teatrais para estimular a criatividade. No final do processo, os futuros doutores passam um período no hospital para se adaptarem ao ambiente. A partir daí são montadas cenas, ensaiadas músicas que serão apresentadas aos pacientes, e assim se inicia os plantões”, explica o responsável.
As inscrições para a nova capacitação serão recebidas até o dia 08 de julho e poderão ser feitas através do telefone (18) 3654-2210 com o Ricardo.

Depoimento de uma “Doutora do Coração”

“Ser uma ‘Doutora do Coração’ é mais do que colocar um nariz vermelho e fazer graça no hospital. É trazer um pouco mais de humanidade, afeto e uma boa dose de alegria para aqueles que sofrem no leito.
Brincamos com os pacientes, seus acompanhantes, com os médicos e enfermeiros nos corredores, com os funcionários da limpeza... Ninguém passa imune à nossa injeção de risadaria, o remédio mais eficaz para a saúde: o sorriso.
Paradoxalmente, a visita que mais me marcou como doutora, não teve uma ‘grama’ sequer de sorrisos, mas sim alguns mililitros de lágrimas maternais. Sua filha de alguns meses dormia em um leito da pediatria com muita febre – pneumonia. Os Doutores do Coração entraram no quarto, começaram a cantar bem baixinho uma música de ninar como se tivessem o poder de transportar aquela criança para o mundo dos Contos de Fadas. Sua mãe, envolvida pelas boas energias do momento, começou a chorar. Foi um choro de desabafo, de agradecimento, de esperança. A menina saiu do hospital em poucos dias”.

Thaísa Fernanda Maciel Martines
Drª Thatha Banana e Jornalista da Prefeitura Municipal de Penápolis

Nenhum comentário: