quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

Usuários da Santa Casa aprovam a semana especial do Natal

Com uma programação variada através de parceria com voluntários, a segunda edição da semana “Natal do Coração” contou com a participação de pacientes, acompanhantes e colaboradores do hospital.


Aconteceu na Santa Casa de Penápolis do dia 19 a 25 de dezembro a segunda edição da semana "Natal do Coração" que proporcionou momentos especiais aos pacientes e colaboradores do hospital. A programação foi elaborada pelo Grupo de Trabalho Humanizado da Santa Casa em parceria com voluntários, empresas parceiras, Secretaria de Educação e grupos religiosos que contou com apresentações artísticas, palhaços no hospital, contação de histórias e culto ecumênico.

          A paciente Maria Aparecida de Oliveira Guerra, 61, que permaneceu internada no hospital durante toda a semana, relata entusiasmada que adorou a programação. “Adorei tudo, cortei o cabelo, participei da oficina de crochê, inclusive todo mundo vinha no quarto para ver meu trabalho, fiquei muito feliz com a visita dos palhaços e a semana passou muito rápida”.

Já a acompanhante de Dona Maria, sua filha Lúcia Cristina Guerra, 34, parabenizou a Santa Casa pela iniciativa e disse que “esse é um trabalho sensacional que levanta a auto-estima dos pacientes e os deixam mais alegres, foi uma semana muito linda”.

A colaboradora do hospital, Francisca Francismeire de Souza dos Santos, 28, relata a importância da interação com os pacientes e a mudança do ambiente. “Percebemos a mudança do ambiente hospitalar e a quebra da hostilidade pelo paciente através do sorriso ou do orgulho em realizar algum trabalho. Para nós trabalhadores é uma terapia e o principal benefício é que nossa rotina é modificada nos deixando mais motivadas no dia-a-dia”, conclui.

Conforme a programação foi proporcionado aos pacientes o corte de cabelo com o Ivelte cabeleireiro, oferecida oficinas de trabalhos manuais como o crochê com a professora Sandra Cervigne e a árvore de natal com revista através do CAPS-UNISAM, o coral da  Associação Vila da Infância que cantou músicas natalinas e de louvores. Também participaram das festividades as professoras das escolinhas municipais contando histórias, o Grupo Abra-te à Restauração e os “Doutores do Coração” que espalharam alegria pelos corredores através da arte do palhaço, músicas e papai Noel. Também foi realizado o “Dia de Conviver” para os colaboradores aniversariantes de novembro e dezembro e celebrado um culto ecumênico com o Frei Marcelo e o Pastor Gilson da Igreja Metodista de Penápolis que fizeram uma reflexão sobre a vida. Encerrando a programação houve visitação aberta aos pacientes da maternidade, pediatria, clínica médica e particular na véspera e no dia de Natal.

A administração do hospital e o Grupo de Trabalho Humanizado agradecem a participação voluntária de todos que contribuíram para que essa semana fosse realizada com êxito e informam que essa programação será realizada com mais freqüência no hospital por meio desses voluntários que participaram da semana, onde já se comprometeram em realizar suas atividades mais vezes durante o ano para os usuários do hospital.


CONFIRA ALGUNS REGISTROS DA SEMANA:

Professoras das escolinhas municipais contaram histórias

Coral "Cartão Vivo" da Vila da Infância

Corte de cabelo com Ivelte Cabeleireiro

Grupo Abra-te à Restauração

Apresentação Maricota e Zé Vicente

"Doutores do Coração" contaram histórias

Paciente com trabalho realizado na Oficina de Crochê

"Dia de Conviver" para os colaboradores

CAPS-UNISAM ofereceu Oficina árvore de Natal com revista

Culto Ecumênico


VEJA O VÍDEO COM OS PRINCIPAIS MOMENTOS DA SEMANA "NATAL DO CORAÇÃO":


Nenhum comentário: