segunda-feira, 25 de abril de 2011

HUMANIZAÇÃO NO PARTO: Santa Casa cria “Comitê de Perinatologia”


Membros do "Comitê de Perinatologia" reunidos
A Santa Casa de Penápolis através do Grupo de Trabalho Humanizado criou o “Comitê de Perinatologia que tem por finalidade promover a análise do trabalho através de coleta de dados e informações na área materno infantil, atuando não como um programa punitivo e sim com foco na prevenção de situações errôneas que possam vir a ocorrer durante o processo de parto.
Segundo os membros do comitê, o trabalho tem como função auxiliar e atuar como referencial de qualidade na promoção e manutenção de uma assistência adequada e favorável ao atendimento humanizado e diferenciado, livre de agravos físicos ou biológicos, psicológicos sociais e espirituais.
O comitê está em fase de estruturação realizando o levantamento das necessidades e intervenções. Composto por uma equipe multiprofissional do hospital, conta com médicos obstetras e pediatras, assistente social, enfermeiros e psicólogo.
A comissão já elaborou o regimento interno definindo entre suas funções as seguintes responsabilidades:

Membros discutem responsabilidades do Comitê

1. Realizar a captação de dados e informações de assistência materno infantil, definindo padrões de relevância para a área de enfoque do comitê.
2. Elaborar de formas e instrumentos para realização da coleta de dados;
3. Promover a análise e triagem dos dados coletados;
4. Analisar os dados pertinentes á:
 Queixas
 Ocorrências
 Conflitos entre equipes multidisciplinares
 Avaliação de dados indicadores
5. Estabelecer metas e propostas de atuação preventiva;
6. Estabelecer uma relação de parceria junto às equipes técnicas dos setores
7. Atuar como referencial para promoção e manutenção da qualidade da assistência;
8. Promover após a constante avaliação dos dados propostas de educação continuada junto às equipes nas áreas ou pontos de maior déficit na assistência;
9. Realizar periodicamente cursos de atualização e renovação de conhecimentos junto à equipe multidisciplinar, principalmente em relação aos temas e focos específicos de atuação do comitê.
“Estamos com isso, buscando a melhoria da qualidade do atendimento e tornando o ambiente hospitalar mais humanizado. Para que isso ocorra, precisamos olhar para nossas falhas e buscar nossa melhoria a partir de uma interação multidisciplinar focada na análise e melhoria dos padrões da assistência” salienta os membros.

Nenhum comentário: